Matic: 90 minutos pelo Chelsea convenceram a Premier League

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Nemanja Matic saltou para a mente de todos aqueles que analisaram o Manchester City-Chelsea desta segunda-feira. 



Os primeiros 90 minutos completos do ex-Benfica deixaram alguns analistas espantados e admirados com a qualidade do sérvio. Aliás, basta ver a reação de Gary Neville mais abaixo.



José Mourinho lançou Matic num dos jogos mais difíceis da época e perante um futebolista que tem dominado os meio-campos da Premier League: Yaya Touré. 



Gary Lineker foi um dos primeiros a dar conta do desempenho do camisola 21 do Chelsea.



«Tenho a sensação de que Matic vai provar que é um excelente reforço. Ao lado de David Luiz, tem estado enorme à frente da defesa», disse o antigo avançado e comentador da BBC, no Twitter.


Jamie Carragher (ex-Liverpool) e Gary Neville (ex-Manchester United) também se renderam ao sérvio, na Sky Sports.


«Matic fez um excelente trabalho, muito disciplinado, mas também parece que sabe jogar. Ali, outra vez com Touré [a comentar imagem na TV]. Não se viu ninguém fazer isto a Yaya Touré. Para primeiro jogo fora, no Etihad foi marcante», considerou o antigo defesa do Liverpool.


A reação de Neville em estúdio vale até mais do que estas palavras.



«Ele surpreendeu toda a gente nesta noite com uma exibição de qualidade. Foi uma exibição top em todos os aspetos. Cahill foi fantástico, John Terry foi fantástico, mas Matic... o facto de ser a primeira vez que jogou [num clássico]...e não apenas em termos de trabalho defensivo, a compostura dele com a bola, a passar por adversários e a autoridade que demonstrou em jogo...»

Joey Barton é um dos jogadores mais polémicos em Inglaterra, mas desta vez alinhou ao lado da maioria, com um trocadilho envolvendo o nome de Yaya e a sublinhar que Matic é «maior, mais forte e mais rápido» que o médio costa-marfinense.

Michael Owen passou por Liverpool, Manchester United e Real Madrid. Foi menos efusivo que outros: «Matic parece ser muito bom.»

Já Robbie Savage destacou o nome do sérvio várias vezes na análise que fez para a BBC. «Matic lidou com Touré de forma soberba» comentou. 

«Touré jogava mais à frente de Demichelis, mas a razão pela qual esteve menos em jogo foi porque Matic esteve muito forte, a trabalhar muito e a ocupar muito bem a posição», acrescentou.

Por fim, Pat Nevin. Antiga glória do futebol britânico e, sobretudo, do Chelsea. 

Mourinho pagou o regresso de Matic e dentro do próprio clube parece que já recebeu concordância.

«David Luiz foi controlado como nunca o vi e Matic só pode ser descrito como imperioso em todo o jogo. O meu maior medo no Manchester City não eram os avançados, mas sim Yaya Touré, a vir detrás. No entanto, Mourinho assegurou que o grupo como um todo condicionasse a influência dele e de cada vez que Yaya recebeu a bola, Matic estava em cima», concluiu Nevin.

Matic deu nas vistas durante o jogo com uma bola nos ferros, num remate de longe, em termos ofensivos. Mas os analistas sublinharam o contributo defensivo.

A estatística apresentada na televisão difere dos jornais no número de vezes que Matic despachou a bola em zona de perigo (de 9 a 11), mas dá duas recuperações ao sérvio e uma percentagem de passe de 85 por cento. 

Isto para além de ter ganho 10 duelos e feito quatro tackles. 

0 comentários:

Enviar um comentário