Matic é a chave para anular Messi

terça-feira, 2 de outubro de 2012

O sérvio Nemanja Matic terá um papel fulcral na tentativa de anular Lionel Messi no jogo de logo à noite, com o Barcelona, na Luz (19h45, TVI). Embora a nível individual não haja grandes alterações no onze, subsistindo apenas dúvidas sobre a utilização de Carlos Martins ou Aimar nas costas do ponta-de-lança, e Rodrigo ou Lima como homem mais adiantado, o CM apurou que, tacticamente, será um Benfica bem diferente do habitual aquele que hoje se vai apresentar na Luz.

Segundo apurou o CM, consciente de que será inevitável o Barça ter mais posse de bola, Jesus vai abdicar de marcações individuais e apostar num bloco baixo, em que os laterais actuarão mais perto dos centrais. Neste caso, sempre que Messi partir da direita para o meio, fugindo à marcação de Melgarejo, será Matic o primeiro a cair-lhe em cima. Salvio, na direita, e Gaitán, do lado esquerdo, já foram alertados de que terão de acompanhar as descidas de Daniel Alves e Jordi Alba.
Mas Matic é também integrante da zona de pressão no meio-campo, tendo ele e Enzo Pérez recebido ordens para pressionarem Xavi e Iniesta assim que estes receberem a bola, cortando-lhes espaços e impedindo que ‘vejam' o temível Lionel Messi.
Tal como se viu na conferência de imprensa de Jorge Jesus na antevisão ao jogo - com aquela que é considerada por muitos como a melhor equipa do Mundo -, a titularidade de Lima não é ainda um dado adquirido. O treinador está satisfeito com os dotes de matador do ex-avançado do Sp. Braga, mas não descura a frescura física de Rodrigo para pressionar os centrais do Barcelona e correr atrás da bola, impedindo que o adversário comece a construir o jogo de trás.
A Carlos Martins ou Aimar caberá dar expressão à qualidade de passe, procurando alimentar da melhor forma possível os homens mais adiantados, sempre que o Barça perder a bola. O CM sabe que a equipa viu os vídeos dos jogos do Barcelona com Spartak de Moscovo e Sevilha, tendo o técnico identificado os pontos fracos do adversário.

0 comentários:

Enviar um comentário