Matic renova em janeiro e deve subir cláusula

domingo, 18 de novembro de 2012


Nemanja Matic é uma das figuras do momento no Benfica e um jogador em crescente valorização no mercado.

O médio sérvio de 24 anos, que para A BOLA foi o melhor jogador em campo nos dois últimos jogos do Benfica, frente a Rio Ave (Liga) e Moreirense (Taça de Portugal), tem estado à altura da responsabilidade de substituir Javi García, transferido para o Manchester City no verão, por 20 milhões de euros, e começa a despertar a atenção de vários clubes europeus.

Perante este cenário, uma das prioridades da SAD encarnada é a renovação com o camisola 21, não só para premiar, em termos salariais, o desempenho e ascensão do jogador no clube, mas também para acautelar algum ataque ao gigante de 1,94 metros (é o jogador mais alto do plantel encarnado), que chegou à Luz no início da época passada, no âmbito da transferência de David Luiz para o Chelsea. Com o passe avaliado em cinco milhões de euros, Matic assinou por quatro temporadas, até 2015, e tem uma cláusula de rescisão de 20 milhões. A intenção da SAD passará pela extensão da ligação contratual por mais dois anos, até 2017, e pelo aumento da cláusula de rescisão para 30 milhões, mesmo valor que blindava Javi García.

O processo avança em janeiro, como confirmou a A BOLA, o empresário do jogador, Dejan Mitrovic. "Ficámos de agendar uma reunião para o início do ano. Temos tempo, o contrato só termina em 2015. O importante é que Matic está muito feliz no Benfica e a jogar cada vez melhor, mas para ser reconhecido tem de jogar pelo menos duas épocas seguidas assim", afirmou, sem receio das comparações com Javi: "Acredito que Matic vai chegar ao nível dele e pode também render o mesmo numa transferência futura."

Mitrovic lembrou, contudo, que "não há muitos clubes com capacidade financeira para pagar pelo Matic o que o Benfica pretende". E deixou elogios a Jesus. "É um excelente treinador e sabe lidar com Matic."

A Bola


Talento precoce retoma caminho

Estreou-se como sénior aos 16 anos e aos 20 foi contratado pelo Chelsea; novo começo na Luz.

Matic estreou-se como profissional aos 16 anos, no FK Kolubara, único clube sérvio que representou. Com 17 anos transferiu-se para o MFK Kosice, da Eslováquia, e daí até ao salto para o Chelsea não foi preciso esperar muito mais. O médio sérvio chegou a Londres com 20 anos, no verão de 2009 (os blues pagaram 1,5 milhões), mas os primeiros meses da nova aventura foram passados a recuperar da lesão contraída no Europeu de sub-21 - fratura do quinto metatarso do pé direito; teve de ser operado. Acabaria por fazer apenas três jogos pelo Chelsea e, na época seguinte, foi cedido ao Vitesse. No Benfica, depois de um ano de adaptação e na sombra de Javi García, está a ter direito a um novo começo. Voltou até a ser chamado à seleção, depois de longa ausência, mas decidiu abdicar recentemente, por discordar das opções de Mihajlovic.


Em perigo para o Celtic

No final do jogo com o Moreirense, anteontem, Jorge Jesus elogiou, mais uma vez, a "grande exibição de Matic" e deu conta da possibilidadede não contar com o médio no importante jogo de terça-feira, com o Celtic, na Luz, para a Liga dos Campeões.

"Teve grande qualidade na construção do jogo e teve qualidade tática defensiva. Estava com problemas antes do jogo e nos últimos minutos começou a queixar-se. Temos de ver se consegue recuperar."


4 Perguntas a... Jokanovic (Treinador do União da Madeira)

1. Como tem visto a boa época de Matic ao serviço do Benfica? Está surpreendido?
-Não, nada. Desde a época passada que acho que o miúdo é muito bom jogador. Fui dos primeiros a chamarem a atenção dos responsáveis da federação sérvia para ele, em várias entrevistas que dei para lá. Agarrou a oportunidade, tem feito uma excelente época e neste momento é dos indiscutíveis na equipa. É o ano dele.

2. Acredita que, face ao que ele tem demonstrado, pode fazer esquecer Javi García?
-Não vai fazer esquecer o Javi, vai é jogar mais do que ele porque é mais completo. É mais veloz, melhor tecnicamente e passa melhor a 20, 30, 40 metros. E vai evoluir mais. O Javi quando chegou ao Benfica era já um jogador mais experiente, com a escola do Real Madrid e da seleção de Espanha [camadas jovens]. É só nisso que Matic perde, pois o Javi era mais matreiro, roubava mais bolas. Mas Matic tem tudo para lá chegar. Faz lembrar o Redondo. Não se esqueçam que na época passada o Benfica tinha Javi e Witsel, que se ajudavam. O Matic, muitas vezes, tem de fazer sozinho o trabalho de dois porque o Enzo não apoia tanto. E mesmo assim Matic ajuda nas transições ofensivas.

3. Considera que há também mérito de Jorge Jesus na afirmação deste jogador?
-Muito mérito. O Matic é humilde e gosta de trabalhar, mas também tem muita sorte em ter Jesus como treinador.

4. Concorda com o facto de Matic ter abdicado de ir à seleção, por se sentir desrespeitado?
-Tenho pena mas percebo-o, pois tem lugar de caras e o selecionador [Sinisa Mihajlovic] prefere apostar em jogadores que não atuam nos clubes. O caso de Matic tem gerado críticas dos jornais. 

0 comentários:

Enviar um comentário