É Matic e mais dez

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Não há alternativas sólidas para o lugar. André Gomes tem qualidade, mas não faz esquecer o camisola 21, de acordo com a opinião de quatro antigos médios do Benfica. O internacional sérvio é intocável, único na máquina encarnada.

"É Matic e mais dez", diz-nos Andrade, ex-médio do Benfica, agora treinador do Odivelas FC. Neste momento não há nenhum jogador no plantel encarnado capaz de suprir, com o mesmo nível, uma eventual ausência de Matic. Não que André Gomes, que anteontem, frente ao V. Setúbal, jogou no seu lugar, não seja bom jogador; pelo contrário. Mas de acordo com os antigos jogadores  das águias ouvidos ontem pelo nosso jornal, o internacional português sub-20 está ainda em crescimento.
João Alves, o Luvas Pretas, ex-técnico do Servette, acha que André Gomes pode render tanto na posição 6 como na 8, tendo tido anteontem, frente ao Vitória de Setúbal, apenas uma noite menos feliz. Não deixa, no entanto, de ser um jovem ainda em evolução.
Já Andrade diz que Andre Gomes "está a ganhar calo" e pode beneficiar até se jogar ao lado de... Matic. Por seu turno, Fernando Aguiar e Paulo Madeira, com quem O JOGO também conversou, acham que André Gomes renderá sempre mais na posição onde Enzo Pérez tem brilhado. Aliás, o próprio jogador disse ontem, à chegada à Seleção A, para a qual foi chamado pela primeira vez, sentir-se melhor a jogar na posição 8.
Quanto a Matic, que regressará no próximo fim‑de‑semana, frente ao Nacional da Madeira, depois e cumprir castigo, as opiniões são unânimes: está a jogar a um nível altíssimo. "Não vejo alternativas para substituir Matic. Pela sua altura [n.d.r.: 1,94 m], tem muita presença não só no jogo aéreo como na cobertura aos segundos médios. Se ele e o Enzo faltam, a vida fica muito complicada para o Benfica", comenta Andrade.
Paulo Madeira diz que o sérvio "assusta os adversários" pela sua compleição física. Além disso, "quase poderia jogar sozinho no meio-campo, pois consegue segurar por si só o adversário". "Matic tem encantado", comenta o antigo defesa, com experiência também na posição 6. Paulo Madeira recorda e ressalva que "quando o Benfica vendeu Javi García, toda a gente dizia que ele seria difícil de substituir". Ou seja, para tudo é preciso uma oportunidade e um tempo de evolução.
"As opções para o lugar de Matic passam pelos dois miúdos, André Gomes e André Almeida, e poderiam também passar por um jogador que não está a ser aposta no plantel principal: Miguel Rosa, que está na equipa B. Foi meu jogador, conheço-o bem e sei que pode ser alternativa para uma posição mais recuada do meio-campo", afirma João Alves. "Ou seja, há alternativas, ams o futuro dirá se chegam ao nível de Matic", adiciona.
"O Benfica precisava de mais um trinco no plantel, na minha opinião. De todas, parece-me a posição com menos opções", diz Fernando Aguiar. "Não podemos ser injustos e tirar conclusões só com base no jogo com o V. Setúbal. De qualquer forma, gosto mais de ver o André Gomes a jogar a 8", acrescenta.

******


Depois do que se viu no jogo com o V. Setúbal, acha que o Benfica tem substituto para Matic?

"E Miguel Rosa?!"
João Alves [Treinador]: "As opções para o lugar de Matic passam pelos dois miúdos, André Gomes e André Almeida, e poderiam também passar por um jogador que não está a ser aposta no plantel principal: Miguel Rosa. Ou seja, há alternativas, mas o futuro dirá se chegam ao nível de Matic."

"Sérvio encanta"
Paulo Madeira [empresário de Futebol]: "De jogo para jogo, André Gomes tem evoluído muito. Para mim, ele tem características tanto parecidas com Matic como com Enzo Pérez; está, por assim dizer, no meio. Mas Matic tem encantado: assusta os adversários e pode quase jogar sozinho no meio-campo."

"Não vejo alternativas a Matic"
Andrade [Treinador do Odivelas FC]: "Não vejo alternativas para substituir Matic. Pela sua altura [n.d.r.: 1,94 m], tem muita presença, não só no jogo aéreo como na cobertura aos segundos médios. Se ele e o Enzo faltam, a vida fica muito complicada para o Benfica. André Gomes está a ganhar calo, até seria bom para ele jogar ao lado de Matic, acho que lhe iria permitir evoluir ainda mais."

"Precisavam de mais um trinco no plantel"
Fernando Aguiar [Empresário]: "Matic está a jogar a um nível muito alto, mas o Benfica precisava de mais um trinco no plantel, na minha opinião. De todas, parece-me a posição com menos opções. Não podemos ser injustos e tirar conclusões só com base no jogo com o V. Setúbal. De qualquer forma, gosto mais de ver André Gomes, que é uma boa aposta oriunda da formação do clube, a jogar na posição 8."

******

Números:
  • 18 - Matic é o jogador do Benfica que mais recuperações de bola tem acumuladas no campeonato: um total de 18, ao longo de 14 jornadas disputadas e 1166 minutos. Enzo Pérez concorre com o sérvio neste item, com 16 recuperações de bola em 15 jornadas, mas menos minutos: 974'.
  • 5 - O sérvio chegou ao Benfica no âmbito da transferência de David Luiz para o Chelsea. O Benfica recebeu 25 milhões de euros mais Matic, então avaliado em cinco milhões de euros. O seu valor de mercado já é bem maior, e a atual cláusula demonstra bem o que pensam dele.
  • 45 - Menos de 24 horas depois do Benfica-FCPorto (2-2), no passado dia 14 de janeiro, a SAD encarnada anunciou a renovação de Matic. O médio sérvio viu o seu contrato alargado por mais três anos, até 2018, e a cláusula de disparou de 15 milhões para... 45 milhões. 
O Jogo

0 comentários:

Enviar um comentário