Benfica – Gil Vicente, 5-0: Golos e nota artística garantem “quartos”

domingo, 5 de janeiro de 2014

Ano novo, vida nova, diz o povo! O Estádio da Luz recebeu 2014 com um relvado novinho em folha e uma exibição de gala que redundou em números avultados. Em sábado que começou invernoso no capital, mas que com o aproximar da hora do jogo “proibiu” a presença da chuva, o novo tapete verde da Luz deu uma boa resposta às exigências impostas pela “Mãe Natureza”.

Apesar de o tempo não convidar à presença maciça de público, a verdade é que a exibição dos comandados por Jorge Jesus merecia outra moldura humana. Todavia, um triunfo por 5-0 e assegurada a presença nos quartos-de-final da Taça de Portugal, prova que é, igualmente, uma das frentes a conquistar em 2013/14.

Com a corrente ligada, o Benfica entrou praticamente a festejar. Aos dois minutos, de cabeça, Rodrigo inaugurou o marcador e deu outro colorido às bancadas da Luz. Golos e espectáculo pareciam ser os ingredientes para a noite e aos oito minutos uma jogada de entendimento entre Lima, Markovic e Rodrigo resultou num remate do sérvio para defesa de Caleb.

O mote estava dado e não se antevia uma noite fácil para os pupilos à guarda de João de Deus, que tentaram, de forma infrutífera, saídas para contra-ataques. À passagem do minuto 12 foi o capitão Luisão que esteve perto de ser feliz. O remate acrobático era merecedor de maior sorte. Três minutos volvidos, Enzo Perez lançou Rodrigo que, na área, endossou o esférico para Markovic atirar a contar.

A vencer 2-0, o conjunto da casa controlou com posse, passeou o esférico entre os jogadores e obrigou o adversário a correr, mostrando uma maturidade que tem tanto de invulgar no Benfica orientado por Jorge Jesus, como de natural.

O safanão foi dado aos 27’, quando Matic, com mestria, recuperou a bola, saiu a jogar e assistiu Lima que disparou cruzado muito perto da baliza gilista. Dez minutos depois foi alcançada a tranquilidade. Lima, com um passe magistral, lançou Gaitán que assistiu Rodrigo de forma açucarada para o “bis”.

Ao intervalo, 0 3-0 deixava antever uma segunda metade sem sobressaltos para os lados da Luz e na etapa complementar viu-se a presença da nota artística no relvado da Catedral, com o colectivo a demonstrar, com sucessivas trocas de bola e desdobramentos ofensivos, aquele Futebol rendilhado que encheu os olhos dos adeptos nas temporadas passadas.

Tal Futebol desconsertou a defensiva minhota que foi obrigada a cometer grande penalidade aos 56 minutos. Caleb derrubou Maxi Pereira na grande área e Lima, no minuto seguinte, fez o 4-0.

Completadas as alterações por parte de Jorge Jesus, foi mesmo um homem que veio do banco – Ruben Amorim – que “furou” a defesa do Gil Vicente, descobriu Lima na área, mas o remate deste embateu em Caleb que defendeu por instinto (75’). O avançado brasileiro ainda foi a tempo de completar o “bis” aos 90’+1.

Vitória gorda e boa exibição abriram 2014, carimbam o passaporte para os quartos-de-final da Taça de Portugal e abrem boas perspectivas para os desafios que se seguem.

O Sport Lisboa e Benfica alinhou com o seguinte onze: Oblak; Maxi Pereira, Luisão, Garay, Siqueira; Enzo Perez (Ruben Amorim, 61’), Matic (Fejsa, 74’), Gaitán, Markovic; Lima e Rodrigo (Djuricic, 54’).

0 comentários:

Enviar um comentário